A cantora dinamarquesa Patricia Day, vocalista do grupo HorrorPops, está processando a empresa Mattel por usar sua imagem sem autorização em uma boneca Barbie, informa a agência Reuters inglesa. Patricia afirmou que a empresa utilizou seu visual sem licença na coleção "Hard Rock Barbie", as semelhanças são enormes, as tatuagens, o corte de cabelo e o mais impressionante, o contrabaixo decorado da cantora que ela utiliza para fazer seus shows.
A Mattel conseguiu obter a licença para a criação de Barbie com o visual e a semelhança de outras cantoras ícones da década de 80. Tais como: Debbie Harry (do Blondie), Cyndi Lauper e Joan Jett (todas lançadas na coleção "Ladies Of the 80's"). Porém não obteve a autorização para a imagem de Patrcia Day.
Patricia conta que autorizar o uso de sua imagem em uma boneca não condiz com sua atitude, que luta para "redefinir o papel da mulher na cena rock n' roll". Segundo ela a imagem da boneca Barbie representa exatamente o contrário do que a "mulher no rock" realmente é. Até agora a Mattel não se pronunciou sobre o assunto. A boneca Barbie supostamente inspirada em Patricia Day se chama "Rockabilly Barbie" e é vendida no exterior por US$ 80 (cerca de R$ 135). Corra para garantir a sua pois em breve se tornará item raro de colecionador.
No comments:
Post a Comment