Tribute Patent Leather Sandals da Yves Saint Laurent (à esquerda) e Simple 100 Suede Pumps de Christian Louboutin.
A briga no mundo fashion dos sapatos está aberta, os advogados da Yves Saint Laurent continuam brigando na justiça contra o designer Christian Louboutin (a ação judicial teve início em abril deste ano). O designer mais desejado da atualidade alega que a YSL copiou suas famosas solas vermelhas, marca registrada há quase 20 anos por Louboutin.
Em 1992 Christian teve a ideia, depois de pintar a sola de um sapato com esmalte e em 2008 ganhou o direito pelo uso exclusivo da cor nas solas dos sapatos. Ele está brigando na justiça para tentar impedir a YSL de comercializar sapatos com a mesma cor na sola. “Não estamos dizendo que somos donos de qualquer tom de vermelho. Christian usa um tipo específico da cor, que é brilhante e envernizado. Nunca reclamamos do vermelho alaranjado ou do rosa, por exemplo”, disse o advogado Harley Lewin, que representa Christian Louboutin.
Gisele Bündchen para Versace
Já os advogados da YSL alegam que não deveria haver o monopólio por um designer em relação ao uso de uma cor, “Simplesmente não acreditamos que nenhum estilista deva ter o direito de monopolizar qualquer cor”, disse David Bernstein, advogado da YSL, ao site WWD. O que você acham desta briga no mundo da moda? Eu sou a favor do uso exclusivo da Louboutin pois além do direito conquistado é uma marca registrada e conhecida mundialmente dos seus sapatos. Faça que nem a Versace use outra cor.
No comments:
Post a Comment