Friday, October 1, 2010

Bate - Papo com Betty Gaeta


Inteligente e sagaz, sábia e serena, de um conhecimento profundo sobre artes, beleza, cores, formas e palavras estas foram algumas formas que encontrei para descrever a entrevistada de hoje, Betty Gaeta uma publicitária por formação e advogada por profissão, que adora as cores, viagens e as maravilhas do nosso mundo. Depois de um período difícil em sua vida ela resolveu pela primeira vez falar sobre o motivo de montar seu blog (de sucesso), sobre designers e como tudo isso mudou a sua vida. Conheça mais desta linda amiga de bate-papo de fim de tarde, ao gosto de um bom cappuccino:


Andy: Sendo publicitária e advogada (áreas tão díspares) como você encontrou um meio termo entre as profissões, incluindo a moda em seu cotidiano?
Betty: Na verdade não encontrei este meio termo. Sou publicitária, formada em Comunicação Visual pela UNESP de Bauru - SP. Quando me formei eu já era mãe de uma linda garotinha (hoje ela já é mãe de uma linda garotinha também) e o pai não era a pessoa mais produtiva do planeta e nem muito responsável, então o sustento dela ficou em minhas mãos. Minha mãe vivia me cobrando que eu estava na profissão errada, pois o retorno monetário era muito pequeno (eu estava no começo hoje reconheço que deveria ter insistido mais), então eu prestei vestibular de Direito e passei. Hoje trabalho apenas com Direito, sou advogada trabalhista do Estado, mas já levei as duas profissões juntas, não é fácil, mas é possível. Como advogada, tenho um rendimento certo, mas a publicidade abre uma porta fantástica, só que é de retorno incerto.

Logo do blog

Andy: Como surgiu a idéia de montar um blog para falar sobre moda, design, arquitetura e as coisas belas da vida?
Betty: No ano passado eu tive câncer e ter câncer significa que você deixa de ser uma pessoa e vira um paciente. As amigas, que antes vinham em minha casa para serem maquiadas, passaram a vir com ar de funeral para visitar uma doente. Isto me incomodava muito, pois era como se eu tivesse deixado de ser a Betty que gosta de maquiagem, de artes plásticas, moda, literatura, mas eu ainda era a mesma e as pessoas estavam se esquecendo de quem eu era. Daí surgiu o “Gosto disto!” para que quem me conhecia de antes saiba que eu ainda estou aqui, que sou a mesma pessoa de antes do câncer, e para quem não me conhecia de antes (a maioria que freqüenta o blog) saiba que tem muita coisa boa nesta vida e neste planetinha para ser gostado.


Andy: Você sempre traz mensagens positivas e dicas valiosas em seus posts, de onde vêm todas estas inspirações?
Betty: Eu trabalho o blog como se fosse um meio publicitário, ou seja, posts com textos curtos, quando possível impactantes, e com muitas fotos. As fotos são coordenadas. Eu tenho um golpe visual muito bom, então sei como jogar fotos maiores com menores, as cores das fotos, as formas, e até o número de fotos por post é estudado. As inspirações vêm daqui, dali e de qualquer lugar. Encaro como se estivesse trabalhando com publicidade, então ando com um bloquinho de anotações e quando surge uma idéia, eu escrevo para trabalhar nela depois e não perdê-la no ar.


Andy: Como você analisa o design brasileiro atualmente? Conseguimos através de alguns artistas sermos vanguardistas ou ainda estamos seguindo os passos dos europeus?
Betty: Eu acredito em um mundo globalizado, então não dá para dizer quem está copiando quem. Existem tendências de momento, e elas aparecem em vários lugares ao mesmo tempo. Não sou muito de designer estadunidense, prefiro os europeus e os latinos americanos. Gosto do hiper realismo na pintura, mas não descarto nenhuma escola.


Andy: Pensando na moda brasileira, como você analisa as tendências apresentadas nas passarelas e a moda de rua? Os códigos apresentados são compreendidos e subvertidos em proporções mais comedidas?
Betty: Eu penso em moda da seguinte maneira, se eu tivesse uma loja e tivesse que comprar moda para vender para a primavera e verão, eu apostaria nas candy colors, nos tons neutros e luminosos, e nos shorts jeans. Tenho visto muitas garotas de shorts pela rua, em shoppings, restaurantes. Virou meio que um uniforme para quem tem 18 anos ou menos. Acho que os florais são uma tendência muito forte também. Eu não apostaria na moda militar, pois quando o verão chegar para valer, ninguém vai aguentar cores escuras.


Andy: O que podemos esperar da Betty para um futuro próximo?
Betty: Por enquanto estou estudando esta birosca chamada blog. Ainda não sei muito o que esperar desta mídia. Para mim está sendo um mundo novo que estou descobrindo e adorando. Como já me sinto livre da doença, pretendo voltar a viajar. Este ano ainda pretendo rever Buenos Aires e fazer umas comprinhas de beauté no Free Shop. Para o próximo ano pretendo conhecer Portugal, e depois, aos poucos, rever os países que já fui e gostei. Profissionalmente eu gostaria muito de ter uma coluna de moda, artes, ou coisa que o valha em uma revista, jornal ou mesmo portal da internet. Dentro de curtíssimo prazo, pretendo ir para Jaú (SP), cidade onde eu nasci, e fotografar os casarões centenários que ainda existem por lá, pois sinto que eles não existirão para sempre. Quero documentar a beleza das construções da época áurea do café.

Para quem quiser conhecer o blog da Betty acessem:

Adorei entrevistá-la, desejo muito sucesso e muita saúde para continuar compartilhando cada dia mais sobre as maravilhas e alegrias desta vida! Beijão.

No comments:

Post a Comment